domingo, 4 de janeiro de 2009

Tênis

O torneio de tênis em Beijing-2008 foi o melhor dos últimos tempos nos jogos olímpicos. Como a partir de Sydney-2000 o torneio passou a valer pontos para o ranking da ATP, os melhores jogadores do ranking passaram a participar.

Esse ano os grandes favoritos no masculino eram o suíço Roger Federer, o espanhol Rafael Nadal e o sérvio Novak Djokovic. Federer vinha de uma péssima fase e parou nas quartas-de-final para o americano James Blake. Nadal e Djokovic fizeram uma das semifinais.

A partida foi a melhor do torneio, com Nadal vencendo por 6/4; 1/6; 6/4. O jogo teve inúmeras variáveis e terminou com Djokovic errando uma bola fácil junto a rede. Na final o espanhol passou facilmente pelo chileno Fernando González, enquanto o sérvio ficou com o bronze.

Nas duplas Roger Federer teve sua redenção. Jogando ao lado de Stanislas Wawrinka, o suíço conquistou o ouro, batendo na final os suecos Simon Aspelin e Thomas Johansson. A maior vitória, no entanto, foi na semifinal, contra os gêmeos americanos Bob e Mike Bryan, que conquistaram o bronze, por 7/6 (6); 6/4.

O torneio feminino oi totalmente dominado pelas russas, que fizeram o pódio completo. Ouro para Elena Dementieva, prata para Dinara Safina e bronze para Vera Zvonareva.

Nas duplas o título ficou para os Estados Unidos, com as irmãs Serena e Venus Williams, que bateram na final as espanholas Anabel Medina Garrigues e Virginia Ruano Pascual. Já a China conquistou o bronze (sua única medalha na modalidade), com Yan Zi e Zheng Jie.

Nenhum comentário: