quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Iatismo

Junto com o judô e o vôlei, o iatismo é o esporte que vem trazendo mais medalhas para o Brasil nas últimas edições dos jogos Olímpicos. Em Beijing não foi diferente, mas dessa vez ficou faltando a medalha de ouro.

Chegamos a Beijing com dois candidatos a medalha de ouro. Ricardo Winick, o Bimba, na RS:X, a famosa prancha a vela e a dupla Robert Scheidt e Bruno Prada, que estreavam na Star.

Bimba fez uma campanha apenas razoável. A apenas três regatas do final era o quarto colocado, com chances de medalha. Porém, uma décima regata péssima, onde terminou em triegésimo-terceiro lugar tirou todas suas possibilidades. Com isso terminou os jogos em quinto lugar.

Já Scheidt e Prada fizeram o caminho contrário. Depois de um início muito ruim, quando chegaram a estar em décimo-terceiro de dezesseis barcos após duas regatas, começaram a crescer muito e a partir da oitava regata entraram na zona das medalhas.

Na regata das medalhas conseguiram saltar do bronze para a prata, o que fez Robert Scheidt conquistar sua quarta medalha em quatro Jogos Olímpicos, sendo duas de ouro e duas de prata.

A grata surpresa nacional foi a dupla Fernanda Oliveira e Isabel Swan, da classe 470. Assim com na Star, as duas começaram muito mal e foram crescendo na competição, entrando na zona das medalhas na penúltima regata. Para coroar o bronze ainda venceram a regata da medalha.

No geral os britânicos foram os reis dos mares, conquistando quatro das 11 medalhas de ouro em disputa. Destaque para Ben Ainslie, que conquistou o tri-campeonato olímpico.

A Austrália ficou com dois ouros, enquanto os outros foram divididos entre Espanha, Estados Unidos, China, Dinamarca e Nova Zelândia.

Nenhum comentário: