sábado, 13 de dezembro de 2008

Judô

O Judô já se tornou, junto com a vela, um dos esportes que sempre traz medalhas para o Brasil nos jogos olímpicos. Em Beijing não foi diferente. Apesar do ouro não vir desde Barcelona-92, esse ano houve uma marca histórica. A primeira medalha feminina individual do país.

Os maiores medalhistas dos jogos foram os japoneses, com quatro das 14 medalhas de ouro disputadas. A China, que evoluiu demais no feminino, conquistou três ouros, todos com as meninas.

As outras sete medalhas de ouro ficaram com Coréia do Sul, Azerbaijão, Georgia, Alemanha, Itália, Mongólia e Romênia.

Já o Brasil chegava a Beijing com três campeões mundiais. João Derly, Tiago Camilo e Luciano Correa.

Derly, bi-campeão mundial, teve uma estréia bastante complicada contra o sul-coreano Kim Joojin e venceu por Koka. Na segunda luta, no entanto, o brasileiro caiu frente ao português Pedro Dias por Waza-ari, em luta onde era franco favorito.

Tiago Camilo também teve uma estréia bastante complicada, contra o japonês Takashi Ono e venceu muito bem, por Waza-ari. Na segunda luta venceu por ippon o iraniano Hamed Malek Mohammadi.

A luta seguinte foi contra o alemão Ole Bischof, que acabou conquistando o ouro. O europeu conseguiu anular o jogo de Tiago e venceu por 2 Waza-ari.

Na repescagem Tiago estreou muito mal contra o americano Travis Stevens. Mesmo assim venceu por Waza-ari. Na luta seguinte mais um Waza-ari, desta vez contra o britânico Euan Burton.

A luta seguinte valia o bronze e dessa vez Tiago lutou muito bem, aplicando um ippon no holandês Guillaume Elmont.

Luciano Correa estreou contra o forte holandês Henk Grol e foi derrotado por 2 Waza-ari. No entanto, como o europeu avançou para as semifinais, o brasileiro teve chance de voltar na repescagem, onde estreou vencendo o israelense Arik Zeevi por Yuko. Na luta seguinte, no entanto, perdeu para o polonês Przemyslaw Matyjaszek por ippon.

As outras medalhas brasileiras, ambas de bronze, foram de Leandro Guilheiro e a inédita medalha feminina de Katlyn Quadros.

Nenhum comentário: