quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Tiro

O tiro, tradicionalmente o esporte que dá a primeira medalha de ouro das últimas edições dos jogos olímpicos, marcou alguns dramas familiares em Beijing-2008. Os grandes protagonistas foram a família Emmons. A mulher, a tcheca Katerina e o marido, o norte-americano Matthew.

Na primeira prova dos jogos, Katerina liderou do início até o final a carabina de ar e conquistou a medalha de ouro. Já na carabina de três posições ela ficou com a prata, atrás da chinesa Du Li.

Se pelo lado feminino foram glórias, pelo masculino nem tanto. Matthew Emmons estreou nos jogos na carabina deitado, onde conquistou a medalha de prata, atrás do ucraniano Artur Ayvazian. O drama, no entanto, foi na carabina três posições.

Em Atenas-2004, Emmons era favorito da prova e chegou liderando com facilidade no último disparo. Só que, inexplicavelmente atirou no alvo errado (do concorrente ao lado) e acabou perdendo o ouro.

Esse ano, em Beijing, parecia que ele ia se redimir. No último tiro tinha uma liderança bastante folgada, precisando de apenas 6,7 para garantir o ouro. Seu pior tiro até então havia sido um 9,7. Eis que, no último disparo Emmons marca apenas 4,4 (o pior resultado de toda a competição) e cai para quarto lugar.

No geral foram distribuídas 15 medalhas de ouro. A grande vencedora foi a China, com 5 conquistas. Estados Unidos, República Tcheca e Ucrânia ficaram com duas. As outras quatro foram de Itália, Coréia do Sul, Finlândia e Índia.

Nenhum comentário: