domingo, 2 de novembro de 2008

Hipismo

A competição de saltos do hipismo é uma das que mais gosto de assistir nos jogos olímpicos. Tradicionalmente era a penúltima a ser realizada (antes apenas da maratona). Em Pequim isso mudou um pouco, sendo realizada alguns dias antes. Além disso, todas as competições da modalidade foram realizadas em Hong Kong, que possuía uma estrutura melhor em relação à cidade sede.

O Hipismo distribui 6 medalhas nos jogos. No Concurso completo de equitação (CCE), para equipes e individual, no adestramento, também para equipes e individual e nos saltos, idem aos anteriores.

A atenção brasileira volta-se somente para os saltos, onde já conquistamos duas medalhas de bronze por equipes e Rodrigo Pessoa era o então medalhista de ouro, com o título conquistado em Atenas-2004.

A prova de CCE foi a primeira competição oficial a começar nos jogos e foi toda dominada pela Alemanha, que venceu tanto nas equipes quanto no individual.

No adestramento a Alemanha também entrou como favorita. Venceu como equipe e ganhou a prata e bronze no individual. A grande surpresa foi o ouro da holandesa Anky van Grunsven.

Já as provas de saltos foram marcadas pelas desclassificações por doping, que atingiram inclusive os brasileiros Bernardo Resende e Rodrigo pessoa.

As finais foram emocionantes e decididas no desempate. Por equipes, Estados Unidos e Canadá empataram. No desempate, uma alta da experiente Jill Henselwood deu o ouro para os americanos.

Já na final individual, o desempate foi entre o canadense Eric Lamaze e a zebra sueca Rolf-Goran Bengtsson, com vantagem para o experiente canadense.

Nenhum comentário: